8 mitos sobre dinheiro que precisam ser desmascarados de uma vez por todas
É natural desenvolver preconceitos em relação ao dinheiro em diferentes fases da vida. Pais, amigos, a mídia e artigos e livros financeiros que você lê influenciam como você pensa e se sente a respeito do dinheiro. Alguns preconceitos ajudam, outros atrapalham. Felizmente, esses preconceitos que o impedem podem ser repensados e, como resultado, você pode mudar seus hábitos e comportamento.
Sob essa luz, vamos desmascarar oito mitos comuns sobre dinheiro – e, se necessário, ver se podemos redefinir sua bússola em relação às suas finanças.
Se você é jovem e ainda não atingiu seus anos de pico de ganhos, as despesas tendem a aumentar. Os pagamentos do aluguel ou hipoteca, carro e seguro aumentam rapidamente. Você também pode ter filhos pequenos, que não são caros para criar.
No entanto, a melhor época para começar a economizar para a aposentadoria é quando você é jovem. Você terá então a vantagem de muitos anos de ter os ganhos do seu composto monetário à sua frente.
Por exemplo, se você começar a economizar por mês aos 21 anos, terá aos 65 (supondo uma taxa de retorno anual de 6,5%). Se você esperar até os 25 anos para iniciar este plano de economia, terá . E se você esperar até os 37 anos? Sua conta terá.
Se você deseja ter o estilo de vida que deseja quando chegar a hora de se aposentar, comece jovem e economize. Contribua da sua empresa ou abra um IRA se eles não tiverem um. Algum dia você se agradecerá por começar a economizar quando era mais jovem.
É o sonho americano: a casa própria. Se estiver alugando, você será advertido de que está “jogando fora seu dinheiro”. Mas isso nem sempre é verdade.
Você pode ter acabado de se mudar para uma área e ainda não está pronto para se comprometer com uma parte específica da cidade. Você pode nem ter certeza de que vai continuar nessa área se acabou de começar um novo emprego. Em um caso como esse, alugar uma casa ou apartamento pode ser a melhor escolha.
E, em algumas partes do país, as casas estão financeiramente fora do alcance de muitas pessoas. Por ser uma família com uma única renda, é muito difícil comprar uma casa. Você pode querer desesperadamente ter sua casa, mas é melhor esperar e não ser “pobre em casa” porque você ainda não estava pronto para comprar.
É preciso esforço e disciplina para colocar seu dinheiro em dia. Desprender os mitos do dinheiro comuns desmascarados aqui o ajudará a viver uma vida financeira mais equilibrada com muito menos estresse. Nunca é tarde para começar.