Veja Como viver dentro de suas possibilidades: 5 dicas práticas para 2021

0
15490

Veja Como viver dentro de suas possibilidades: 5 dicas práticas para 2021

Viver dentro de suas possibilidades em 2021 não foi fácil. Muitas pessoas enfrentaram desemprego, licenças, redução de horas e cortes de salários. As reduções na renda forçaram muitos a reavaliar seus hábitos de gastos e poupança. Eles tiveram que reconsiderar quanto podem colocar em seus planos de aposentadoria e fundos da faculdade. As pessoas estão estudando cuidadosamente suas finanças como nunca antes.

Essas realidades financeiras levaram muitos indivíduos e famílias a ajustar seu estilo de vida para viver com suas posses. Para alguns, esta é a primeira vez que guardam seus cartões de crédito e controlam seus gastos. Para outros, é um retorno aos dias de vida com um nível de renda mais baixo.

Viver com seus recursos exige pensamento e planejamento. Você precisa fazer um esforço concentrado e tomar medidas específicas para colocar sua casa financeira em ordem. Aqui estão cinco dicas práticas para você viver dentro de suas possibilidades em 2021.

1. Conheça seus números

Quanta renda há a cada mês? O que está sendo gasto nas despesas de manutenção necessárias? O que está sendo gasto em despesas discricionárias? Quanto dinheiro está indo para sua conta poupança a cada mês?

1

Saber esses números é a chave para viver dentro de suas possibilidades. Se você está gastando indiscriminadamente, há uma boa chance de você gastar mais do que está ganhando. E isso geralmente significa que o plástico está sendo usado para pagar despesas.

Para saber seus números, use um software de orçamento ou uma planilha simples. Faça duas colunas para começar: “Receitas” e “Despesas. Obter seus números de renda é fácil; obter seus números de despesas dá algum trabalho. Você terá que revisar seus extratos de cheque e cartão de crédito para obter os valores das despesas. Depois de ter tudo isso, separe-os em duas colunas: “Despesas de vida” e “Outras”.

Depois de fazer isso, você terá uma imagem muito mais clara de para onde seu dinheiro está indo a cada mês. Este é um grande primeiro passo para viver dentro de suas possibilidades.

2. Defina seus “desejos” e. suas necessidades”

A mídia torna muito tentador gastar dinheiro que não temos. Vemos carros novos com todas as opções, cruzeiros para lugares exóticos, pessoas se divertindo usando a última moda, casas luxuosas nos chamando para dentro – a lista é longa. Os anunciantes são muito hábeis em atrair nossos desejos, não nossas necessidades.

É muito fácil conhecer suas necessidades. Alimentos, roupas, abrigo, transporte e seguro forte – de saúde e seguro residencial a seguro de vida e invalidez – são tudo que precisamos ter, entre outros. Precisamos tê-los para a segurança e o bem-estar de nós mesmos e de nossas famílias.

Os desejos são uma história diferente. Queremos uma casa “melhor”. Um carro mais esportivo. As últimas modas. Mas precisamos deles? Se você pretende viver dentro de suas possibilidades, precisa responder a perguntas difíceis com honestidade e tomar decisões firmes sobre o que quer e o que precisa. Você pode acabar ficando com seu carro por mais alguns anos e renunciando a essa casa com a piscina. Mas quando chegar o final do mês, você não terá se endividado desnecessariamente.

Pensamentos finais
Viver dentro de suas possibilidades não precisa ser doloroso. Com planejamento e disciplina adequados, você pode fazer os ajustes necessários para torná-lo realidade. Aproveite o que você tem e continue lutando pela vida que deseja. Você consegue fazer isso.

ÁREA DE DOWNLOAD


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here