Você sabe o que influencia o preço do seguro auto?
Ao adquirir um automóvel, é comum buscar formas de se proteger contra roubo, furto e até mesmo uma colisão.
É importante minimizar os riscos e prejuízos que estamos expostos no dia-a-dia. Para isso, a contratação de um seguro é a melhor alternativa.
Na hora de fazer as cotações, muitas pessoas se perguntam o que influencia no preço do seguro, afinal, as seguradoras exigem diversas informações para apresentar um orçamento, certo?
Se você quer entender melhor como esse cálculo é feito, continue a leitura deste post e conheça os fatores que são considerados para definir o valor do seguro. Confira!
Perfil do condutor
O perfil do condutor é um dos pontos fundamentais na hora de calcular o preço do seguro. Para isso, são considerados diversos fatores, como idade, estado civil, tempo de habilitação e sexo.
Essas características são analisadas para definir os riscos de sinistros.
Por exemplo, quanto mais jovem o condutor e menor o tempo de habilitação, maiores as chances de acontecer um acidente, tendo em vista a menor experiência. Dessa forma, os seguros costumam ter um valor um pouco mais elevado.
Outro ponto considerado é o histórico de ocorrências, consultando a base de dados existente sobre os condutores para verificar a incidência de sinistros. Um histórico extenso aponta uma probabilidade maior de ocorrências, aumentando o preço do seguro.
As seguradoras sabem também se o CEP de pernoite do veículo é de baixo, médio ou elevado risco de roubo ou furto. Esta informação é obtida pelas seguradores junto a Secretaria de Segurança Publica e tem um peso importante na formatação do preço.
Forma de utilização
A forma como o veículo é utilizado influencia diretamente no preço do seguro. Se for utilizado para lazer ou para locomoção diária os riscos são menores. Agora, se usado para atividade profissional, ficará exposto a mais situações de risco do que os automóveis utilizados somente para passeio.
Os cuidados que o proprietário tem com o veículo também são importantes.
Um exemplo é o local em que o automóvel fica estacionado à noite: se for um lugar fechado (garagem), a probabilidade de sofrer algum sinistro é menor se comparado aos que ficam na rua.
Por isso, este é um outro fator que pode afetar o preço do seguro.
Além disso, veículos com rastreadores, alarmes e outros dispositivos de segurança também podem reduzir o valor, tendo em vista que diminuem os riscos e aumentam as chances de recuperação do automóvel em caso de roubo e furto.
Região de circulação
A região em que o veículo vai circular também é considerada, inclusive a localização da residência ou da empresa onde passará a maior parte do tempo. Com base nessas informações a seguradora analisa diversos fatores.
Por exemplo, em localizações com maiores índices de acidentes, ou se as ocorrências de roubos e furtos na região forem altas, isso vai refletir negativamente no valor pago pelo segurado.
Situação do veículo
As seguradoras avaliam, ainda, a situação e as características do veículo: modelo, ano de fabricação, valor, estado de conservação, nacional ou importado.
Carros mais antigos, apesar de serem mais baratos, costumam ter mais problemas em relação à reposição de peças e manutenção.
Algumas marcas e modelos de veículos são mais visadas por bandidos, elevando o preço do seguro.
As seguradoras atribuem uma taxa de risco específico de acordo com o modelo do automóvel, considerando o índice de roubo e segurança com base nas experiências com seus clientes.
Coberturas e franquias
As coberturas indicam as situações e ocorrências em que o seguro pagará a indenização contratada pelo proprietário e pode incluir roubos e furtos, incêndio, perda total, danos contra terceiros e outros serviços adicionais.
Quanto mais proteções estiverem incluídas, maior será o custo da contratação.
Já a franquia é o valor pago pelo segurado na ocorrência de um sinistro para que a seguradora arque com a indenização devida.
Dessa forma, franquias mais altas permitem a redução do preço do seguro, já que a participação do contratante diante de uma ocorrência será maior.
Sabendo o que influencia no preço do seguro, na hora de fazer a contratação é importante repassar todas as informações solicitadas corretamente.
Se a seguradora localizar inconsistências nos dados, você poderá perder a cobertura contratada ou ter que pagar as diferenças dos valores.
O ideal é sempre contar com o apoio de uma corretora de seguros de confiança para identificar as suas necessidades e fazer cotações para encontrar o seguro com o melhor custo-benefício para o seu automóvel.